Modernização


Calcula-se que existam no Brasil aproximadamente duzentos e setenta mil elevadores.

Grande parte deste número de elevadores é passível de obras de modernização, uma vez que muitos elevadores têm mais de 40 anos de uso, estando totalmente ultrapassados.

Assim como os automóveis sofreram constantes inovações nas últimas décadas, com os elevadores não foi diferente. Uma das partes que compõe um sistema elevatório e que mantém relação mais imediata com o usuário é, sem dúvida, a cabina. Qualquer pessoa que utilize um elevador, certamente não terá condições de analisar o grau tecnológico do conjunto se a cabina não se mostrar atraente esteticamente, ser confortável e seguro. A perfeita interação do ser humano com a máquina é uma busca constante nos laboratórios das grandes empresas. O projeto de uma cabina envolve diversos parâmetros e a perfeita integração entre os elementos que completam o conjunto pode chegar a ponto de influenciar psicologicamente seus usuários.

A modernização é um fator necessário com o passar dos anos. Além das cabinas, os sintomas mais frequentes do desgaste provocado pelo tempo de utilização dos elevadores são as paradas bruscas, desnivelamento da cabina com o piso do andar, alto consumo de energia e altos gastos com manutenção devido a peças de reposição fora de linha. A modernização traz diversos benefícios, entre eles poderemos considerar aumento da segurança, melhoria da performance, eliminando ruídos e vibrações proporcionando viagens mais confortáveis, assim como a economia de energia em até 40%. Concluímos então que a cabina do elevador não é o primeiro item a ser considerado no projeto de modernização, a segurança deve receber prioridade e toda atenção do responsável na modernização do equipamento.

 

Itens avaliados em uma modernização

1 - Quadro de comando

1 - Quadro de comando

2 - Botoeira de pavimento

2 - Botoeira de pavimento

3 - Botoeira de cabina

3 - Botoeira de cabina

4 - Portas e Operadores

4 - Portas e Operadores

5 - Cabina

5 - Cabina

6 - Máquina de Tração

6 - Máquina de Tração

 

As etapas de uma Modernização Progressiva:

O sistema de Modernização Progressiva é constituído de quatro grandes etapas, a serem consideradas após um minucioso levantamento.

1º - Quadro de Comando

1º - Quadro de Comando

2º - Fiações elétricas, sensores e limites

2º - Fiações elétricas, sensores e limites

3º - Botoeiras de cabina e pavimentos

3º - Botoeiras de cabina e pavimentos

4º - Operadores de porta de cabina

4º - Operadores de porta de cabina

5º - Portas dos pavimentos

5º - Portas dos pavimentos

6º - Cabina

6º - Cabina

7º - Maquina de tração e cabos de aço

7º - Maquina de tração e cabos de aço

 

Quando modernizar?

Normalmente quando o elevador tiver mais de 20 anos. 

Motivos:

q1   As peças de reposição saem de linhas normais de fabricação.

q1   Quando há despesas mensais com reposição de peças e frequentes panes nos elevadores não resolvidas ou reduzidas. ‏

q1   Quando o elevador for de uma empresa que já não está mais fabricando. Exemplo: Sur, Kone, Radiun, Induco, outras.

q1   Dificuldade de reposição das peças.

q1   Para reduzir custos com energia elétrica.

   

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